top of page
  • Queen Canuma

O TRABALHADOR COMO RECURSO ESTRATÉGICO DA EMPRESA

Este artigo foi escrito por Eliseu Canuma (Consultor de RH/Relações Industriais da World Class People Management Services Lda)


Antes de iniciar o processo de recrutamento, é necessário fazer uma análise cuidadosa da estrutura organizacional e das descrições de cargos.

A falta desta análise pode afetar o crescimento da organização e em pouco tempo a empresa terá um excesso de mão de obra (oversize).

Como gerir o crescimento excessivo do capital humano?



VOLTE AO BÁSICO

Quando confrontado com tal situação, você precisa voltar e analisar seus requisitos originais de mão de obra e identificar a diferença entre sua mão de obra planificada e investigar como você chegou aos números actuais de mão de obra.

Muito provavelmente você perceberá que sua organização negligenciou os números planificados de mão de obra e continuou recrutando ao acaso, provavelmente porque as funções de recrutamento foram descentralizadas para a gestão de linha e eles decidiram quais números recrutariam de forma descoordenada com os serviços centrais de RH.

Uma maneira de resolver isso é realizar uma contagem periódica de funcionários e comparar com os números da empresa que foram decididos durante a elaboração estratégica organizacional.


Se os números de recrutamento estiverem no plano, significa sempre que a organização está seguindo seus planos de mão de obra e, portanto, não há necessidade de qualquer intervenção. Caso ocorra o contrário, temos uma organização super dimensionada que precisa de uma intervenção.


A INTERVENÇÃO

Uma intervenção para o dimensionamento correto deve ocorrer sempre que a organização começar a sentir estresse financeiro devido ao excesso de mão de obra. O contrário também é possível, o estresse financeiro também pode ocorrer sempre que o quadro de funcionários não é atendido - por isso prefiro falar em rightsizing ao invés de downsizing ou upsizing.


O que é dimensionar corretamente a força de trabalho?

Redimensionar a força de trabalho significa redefinir as descrições de cargos e reorganizar as estruturas de funcionários para manter a eficiência e equipar adequadamente a empresa para atingir seus objetivos.

Esse processo nem sempre acarreta uma perda líquida de trabalhadores. Enquanto alguns funcionários podem ser demitidos para evitar redundâncias, novos funcionários podem ser contratados para preencher uma nova lacuna de especialização.

Nos negócios significa o processo de reestruturação de uma empresa para que ela possa lucrar com mais eficiência e atender aos objetivos de negócios atualizados. As organizações normalmente irão redimensionar seus negócios reduzindo sua força de trabalho, reorganizando a alta administração, cortando custos e mudando as funções de trabalho.


Quais são as etapas?

Para dimensionar corretamente sua empresa para se tornar mais eficiente e lucrativa, você deve seguir estes quatro passos:


1. Realizar diagnósticos estruturais

Analise os diferentes departamentos e funções da sua empresa usando um dos métodos listados acima. Entenda o que cada função é projetada para fazer e como ela contribui para os objetivos da empresa.

Durante esse estágio, você poderá descobrir onde estão as redundâncias, ver quais lacunas de experiência precisam ser preenchidas e entender melhor como cada departamento e funcionário ajuda a empresa. A partir daqui, você pode determinar se sua empresa precisa aumentar, reduzir ou reestruturar a força de trabalho.


2. Identifique os Papéis e Pessoal Essenciais

Seu diagnóstico estrutural deve aprofundar sua compreensão de cada função na empresa. A partir daí, você pode determinar quais funções são essenciais para o sucesso de sua organização.

Essa etapa também fornecerá mais informações sobre os funcionários que você precisa manter. Dependendo do nível de experiência de um funcionário ou conhecimento exclusivo, alguns deles serão essenciais para seu sucesso contínuo.

Esta etapa não apenas o ajudará a determinar quem manter, mas também informará suas decisões sobre onde você precisa transferir recursos ou pessoal. Algumas perguntas que você pode querer considerar durante esta etapa incluem:


  • Quão difícil é essa posição de preencher?

  • Quão crítico é esse papel para o nosso sucesso?

  • Essa posição protege a empresa do risco?


Esta não é uma etapa que a equipe executiva pode concluir por conta própria – você deve entrevistar e discutir as funções com os chefes de departamento e gestores para obter opinião e ajudá-lo a evitar quaisquer descuidos.


Obrigado!




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page