top of page
  • Queen Canuma

PORQUE MENTORIA É IMPORTANTE na sua organização?

Atualizado: 17 de nov. de 2022

Este artigo foi escrito por Queen Canuma (Gestora de Negócios da World Class People Management Services Lda) 16/10/2022


A mentoria é frequentemente um componente de um programa que envolve outros elementos, como tutoria ou treinamento de habilidades para a vida e coaching de forma criativa. As relações de apoio e saudáveis ​​formadas entre mentores e mentorados são imediatas e de longo prazo e contribuem para uma série de benefícios para mentores e mentorandos; Beneficiando pessoas de todas as idades que querem ir para o próximo nível.

Às vezes, na vida, você pode ter a intenção de tomar outra direção vocacional, ser um mentor serve como uma maneira de desbloquear todo o potencial para que você possa avançar ferozmente e é uma importante experiência de desenvolvimento e aprendizado. Ensinar os outros é a melhor maneira de aprender a si mesmo. Da mesma forma, os mentores tornam-se mais competentes como líderes e comunicadores à medida que orientam e ajudam a aumentar o talento.



COMO GERIR A APRENDIZAGEM DENTRO DA ORGANIZAÇÃO


1. Dê Mentoria ao seu pessoal

Uma organização que aprende só é alcançada se seu pessoal estiver disposto para aprender novas formas de pensar. A mensagem de Peter Senge no livro The Fifth Discipline é simples - a organização que aprende, valoriza e acredita que a vantagem competitiva deriva do aprendizado contínuo, tanto indutivo quanto colaborativo. Ele acredita que as pessoas devem ser encorajadas a deixar de lado seus velhos 'modelos mentais', aprender a ser abertas com os outros, entender como sua organização realmente funciona, concordar em compartilhar visão, estar disponível para ajudar/orientar e trabalhar em equipe.


Ser um mentor para alguém novo em sua equipe é uma grande responsabilidade e uma oportunidade de potencializar o líder em você, ajudando o para que produza resultados com os quais se importa e alcance objectivos que são importantes para o novato e para a empresa. Além disso, criar um ambiente no qual as pessoas podem ser livres de falhar e tentar novamente, a influência do líder e do mentor será vital nesse sentido.


2. Identifique o conhecimento que deseja cultivar

Três tipos principais de conhecimento que devem estar presentes em sua organização:

  • Conhecimento público (o que todos sabem);

  • Específico do setor (o que a maioria das pessoas associadas ao seu setor sabe);

  • Específico da empresa (o que seu pessoal sabe sobre seu próprio local de trabalho) - o foco principal deste artigo.


Promover a aprendizagem como um modo de vida no trabalho significa definir valores que empoderem as pessoas da sua equipe, a menos que tais valores sejam vividos diariamente, senão eles permanecem banais e uma fonte crescente de cinismo.


3. Faça uma anotação

Estar familiarizado e trabalhar para o desenvolvimento dos atributos de uma organização de aprendizagem. Você deve tentar:

  • Fazer com que todos experimentem e questionem, buscando mentores e novas estratégias para inovação e ação;

  • Ensinar ao seu líder de equipe uma metodologia de resolução de problemas;

  • Focalizar na autoestima, autodescoberta e autodirecionamento;

  • Assumir o comando dando o controle;

  • Incentive as pessoas a agirem como se o negócio fosse delas;

  • Valorize a pessoa como um todo, incluindo sentimentos e emoções na aprendizagem.



Obrigada por ler!

7 visualizações0 comentário

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page